Ao iniciarmos no mundo fitness e das dietas, surge aquela dúvida: eu quero emagrecer ou ganhar massa? É uma dúvida comum, que inclusive eu tive quando inciei. Hoje vamos falar sobre cada uma delas.
Antes de mais nada você deve analisar o cenário com base em um fator: o seu percentual de gordura.
Isso porque se ele estiver alto, a estratégia mais inteligente emagrecer para depois conquistar a massa magra.
Ah Thais, mas porque é a mais inteligente?
A resposta é simples: do que vai adiantar você construir músculos debaixo de uma camada enorme de gordura?
Primeiro você vai parecer e se sentir maior do que está, principalmente se tiver facilidade para ganhar massa muscular, porém você não terá definição, seu corpo estará maior, mas os músculos não ficarão visíveis. A flacidez, celulite, estrias, vão continuar. E de nada vale ter volume sem qualidade.
O ideal é investir e se dedicar nos treinos aeróbicos, como escada, esteira, transport, bike. As academias hoje dia dispõem de circuitos que são uma série de treinos que elevam a frequência cardíaca e te faz queimar muita gordura!
Porém se você já passou por um processo de emagrecimento e agora quer ganhar massa, é legal pensar em duas coisas: na dieta e nos treinos.
Quando o nosso objetivo é ganhar massa, a dieta deve ter mais calorias do que gastamos no nosso dia-a-dia. Porém uma dieta de ganho deve ser planejada com alimentos de qualidade e não com qualquer tipo.
Os carboidratos devem ser os complexos, as proteínas devem ser com a menor quantidade possível de gordura. Vale pensar em adicionar gorduras boas como azeite, ômega 3.
Sobre treinos, devem ser de força, com cargas de moderadas a altas, movimento sempre consciente, boa amplitude, ou seja meus caros, não é fácil nem muito menos rápido de alcançar os objetivos.
É importante ter o acompanhamento de Nutricionista + Personal porque eles estão aptos a determinar o que é melhor pra nosso corpo seja na parte alimentar e nos treinos, afinal um complementa o outro. A dieta é o alicerce para os treinos, se sua dieta é de baixo carboidrato por exemplo, você vai ter pouca energia nos treinos.
E por fim quero falar sobre suplementos. Entendam que eles sozinhos não fazem milagre. Esse é o primeiro fato! Eles ajudam em partes do processo que se ficasse por conta da alimentação não seria vantajoso, como as vitaminas.
Já pensou a quantidade de alimentos que deveríamos consumir para suprir a necessidade diária de vitaminas e sais minerais? E como todos esses alimentos iriam refletir na aparência do nosso corpo?
Já pensou a quantidade de alimentos que deveríamos consumir para suprir a necessidade diária de vitaminas e sais minerais? E como todos esses alimentos iriam refletir na aparência do nosso corpo?
Então é isso gente, escolham um caminho, defina metas a médio e longo prazo e corram atrás da realização delas. Nada de coitadismo ou comparações com outras pessoas. Cada corpo é um corpo, cada um tem uma genética que favorece em pontos diferentes e por aí vai.
A recompensa é garantida, pode ter certeza!
Nenhum comentário:
Postar um comentário