Pinterest para Blogueiros | Parte 1

Pinterest para Blogueiros

Pinterest para Blogueiros | Parte 1 


Eu conheço muitas meninas que estão super desanimadas com seus blogs por causa dos acessos que estão baixos. As vezes produzimos conteúdo com tanto carinho mas as pessoas não acessam.

Existem diversos fatores para que isso aconteça, como por exemplo a qualidade das suas postagens, o tamanho do conteúdo, as estratégias e técnicas SEO, entre muitas outras coisas que poderia passar horas e horas escrevendo para você.

Diante das formas mais tradicionais de divulgação, ainda sim o retorno não acontece e todo tempo e esforço empregados parecem ser em vão.

Nos últimos meses eu estive estudando muito sobre técnicas alternativas de obtenção de tráfego. 

Boa parte do conteúdo que busquei foi com estratégias gratuitas, afinal não queria investir em tráfego e sim conquistar leitores de verdade, que entrassem em meu blog porque queriam consumir o meu conteúdo.

E nessas buscas eu encontrei uma forma de conseguir acessos pelo Pinterest, que é na verdade um catálogo de ideias onde as pessoas buscam inspiração para tudo!

Ele é basicamente dividido em duas coisas: os pins e os boards.
  • Pins são imagens.
  • Boards são pastas.


Os pins ficam dentro dos boards e a estratégia que você deve usar é de criar Boards temáticos, como: moda, beleza, fitness, decor.

Dentro desses boards você deve colocar pins que podem vim da própria plataforma, que foi postado por outra pessoa e você coloca na sua pasta também ou melhor, você pode colocar dentro dos seus boards pins seus, vindos de onde? Do seu blog!

Quando as pessoas acessarem o seu perfil ou até mesmo fizerem uma busca lá no Pinterest elas podem encontrar o seu pin e clicar nele, acessando assim o seu blog!

Incrível né?

Mas para que tudo isso funcione de forma correta e contínua, é interessante que você sempre entre em seu perfil e atualize os seus boards, com imagens novas, para inspirar os seus seguidores.

O ideal seria que você revisasse todos os posts de seu blog, colocasse neles imagens otimizadas para o Pinterest e aí sim desse o pin nessas imagens, levando muito conteúdo para os seus boards.

Preste muita atenção na qualidade dessas imagens e se você puder fazer as imagens já padronizadas é melhor ainda.

Eu indico que você mescle o conteúdo dos seus boards, colocando fotos de outras pessoas e fotos de seu blog, poque senão uma hora você vai ficar sem ter o que "pinar".

Não sei se perceberam mas eu passei a padronizar as imagens aqui do blog pois assim que o post vai ao ar eu abro ele e em cima da imagem aparece um botão do Pinterest, eu clico nele e seleciono o board ou os boards que quero que ele seja inserido.

Você pode colocar o mesmo pin em vários boards, desde que os temas seja afins, por exemplo:

Eu tenho um pin que ilustra um post falando como bombar no instagram. Então eu vou colocar ele nos seguintes boards:

Dicas para Blogueiros
Dicas para Digital Influencer
Dicas de Marketing

Entendeu a lógica? O mesmo pin vai para vários boards aumentando assim as chances desse pin aparecer nas buscas para esses  temas aí e para muitos outros.

Conforme o tempo vai passando as pessoas vão descobrindo os eu conteúdo, seja através de interação na plataforma, seja por pesquisa e os acessos começam a acontecer, o mesmo vale para os seguidores.

Não se apegue muito a parte de quantidade de seguidores, pois o que você precisa mesmo é que as pessoas deem pin nas suas fotos e que cliquem para saber mais informações sobre o tema do Pin.

Eu comecei a aplicar tudo o que aprendi com alguns cursos no mês de maio e atualmente estou alcançando uma média de 150 pessoas por dia. 

Aproveite e clique aqui para conhecer o meu perfil no Pinterest!

Para quem já está trabalhando com o Pinterest há tempos esses números não são nada, mas mesmo assim estou orgulhosa, pois é fruto do meu estudo e do tempo que dá pra eu dar pin em novas imagens.

Lembrando que eu não acesso o Pinterest todo dia, que nem todas as minhas fotos são otimizadas para a plataforma e que eu ainda tenho poucos boards, o que faz de mim uma mera iniciante.

O último curso que eu fiz foi o da Tatiana di Maio, que abriu muito a minha mente para as possibilidades que eu posso gerar levando o meu conteúdo para o Pinterest.

E mais, essas técnicas servem não só com as fotos de seu blog, eu tenho testado também com as fotos do Instagram e estou gostando muito!

Se você quiser saber mais sobre o curso da Tatiana clique aqui, eu indico mesmo, pois foi a única pessoa que vi compartilhar esse tipo de conteúdo totalmente otimizado para quem trabalha com blogs e precisa ter acessos.

Os alunos dela começam a ter resultados com 30 dias de aplicação e eu sou a prova viva disso, mesmo com a minha falta de tempo pra entrar todo dia para atualizar os meus boards.

Eu estava aqui planejando e acho que vou separar 10 minutos todos os dias para dar pin em algumas imagens, quem sabe meus números aumentam né?

E volto aqui para contar para vocês se deu certo.

Bom minha gente, espero que tenham gostado das dicas e que essa estratégia funcione com vocês. 

Não custa nada tentar né!

+ Veja os outros posts da Série:

Pinterest para Blogueiros | Parte 2 
Pinterest para Blogueiros | Parte 3 

Disclaimer: Produtos enviados pela assessoria da marca. O post não foi pago e a minha opinião sobre os produtos é sincera.
*O conteúdo foi desenvolvido por Thais Nathios exclusivamente para o blog thaiinathios.com. As fotos e o texto não devem ser reproduzidos sem autorização e creditação, o descumprimento pode sofrer penalização da Lei de Direitos Autorais.