6 Passos para Gerar Tráfego para seu Blog

gerar tráfego


Quando escrevemos um post seja no nosso blog ou site o maior objetivo em primeiro momento é ter bastante visualizações do conteúdo e em segundo momento esse post conquistar uma relevância que possa gerar tráfego de forma perpétua.

Vários fatores influenciam o sucesso de um post e nem sempre aquele conteúdo que demorou horas para ser produzido faz sucesso, enquanto outros que foram escritos em 15 minutos simplesmente bombam e você não consegue entender como isso pode acontecer.

Como eu falei muitos fatores influenciam e eles vão além do seu entendimento porque não podemos apenas levar em consideração o público que te conhece e acessa o blog diariamente.

Todos os dias o seu blog recebe visitas de pessoas que nunca acessaram o seu blog, nem conhecem o seu trabalho e naturalmente esses acessos entram para as estatísticas do blog.

As pessoas podem encontrar o seu conteúdo por diversos meios e por isso que determinados posts fazem mais sucesso que outros, porque se algum deles ganhar notoriedade em por exemplo uma rede social como o Facebook, os acessos vão ser maiores que os outros posts.

No final das contas o que mais importa é entender de onde vem os acessos do seu blog e buscar cada vez mais aprimorar as estratégias e aplicá-las em todos os posts para assim a cada dia mais você conseguir gerar tráfego de forma orgânica.

Com o tempo, você passa a entender melhor o seu público e a produção de conteúdo já é feita pautada em todas as observações captadas em posts anteriores. 

É como você saber a quantidade exata de açúcar que você deve colocar no café do seu chefe para que ele ache perfeito.

Existem alguns passos que são super importantes para quem quer gerar tráfego para o blog. São etapas simples, porém muito importantes e que fazem uma enorme diferença a médio prazo.

Vamos lá:


1# Defina a Palavra-Chave do seu Post

Todo post fala sobre algum tema e esse tema nada mais é que a palavra-chave do seu conteúdo. Em muitos casos essa palavra é bem específica e em outros mais abrangente. 

No mundo dos blogs existem temas que são bastante concorridos como por exemplo temas relacionados a fitness, ganhar dinheiro. 

O que cabe a você é escolher competir com os demais blogs produzindo um conteúdo diferenciado ou aproveitar o tema e construir uma palavra-chave de cauda longa. 

2# Crie um Título Irresistível

Depois de definir a palavra-chave do seu conteúdo é hora de montar o título. Pense em criar um título que seja super atraente para o seu público e ao mesmo tempo tenha boas chances de ser bem posicionado nos resultados de busca.

Lembre-se de sempre começá-lo com a palavra-chave e depois o complemento. Eu separei alguns exemplos de títulos mais curtos e de cauda longa usando a mesma palavra-chave.

Palavra-chave: Como Emagrecer

Exemplos de Títulos Curtos:
Como Emagrecer Rápido
Como Emagrecer Agora
Como Emagrecer Fácil

Exemplos de Títulos com Cauda Longa
Como Emagrecer em Uma Semana
Como Emagrecer de forma saudável
Como Emagrecer preservando sua saúde

Conseguiu notar a diferença? Veja que a palavra-chave continua em todos eles, mas o complemento é que difere a abordagem. Com essa estratégia você pode inclusive fazer vários posts com a mesma palavra-chave. 

*Apenas atente para postá-los em épocas diferentes para não ficar massante e o conteúdo parecer repetitivo.

3# Use SEO

As técnicas SEO otimizam o seu conteúdo para serem encontrados pelos mecanismos de busca além de ajudar no posicionamento perante aos demais concorrentes. 

Muitas são as técnicas que você pode usar ao longo de todo o post. Desde a formatação do texto às tags de descrição das imagens.

É importante ler sobre SEO e descobrir como ele pode te ajudar a conseguir mais tráfego para o blog.

Com o tempo a sua mente assimila essas técnicas de tal forma que tudo o que você faz no blog já é dentro das regras e isso só trás vantagens para seu blog.

Sempre há atualizações e aprimoramentos das técnicas, portanto mantenha a leitura sobre SEO em dia, pesquisando em blogs, sites que falam sobre marketing e saia na frente.

4# Produza um bom texto

De nada adianta você escolher um bom tema e ter um bom título se você não desenvolver o conteúdo de forma memorável.

Muitas pessoas acreditam que sabem o bastante sobre o nicho que atuam ou até mesmo aos temas que desenvolvem em seus blogs.

Porém o conhecimento é renovável e sempre há atualizações e novidades em todos os nichos.

É interessante sempre fazer uma pesquisa sobre o tema que você abordar no blog e a partir disso compilar as informações em um post com conteúdo relevante.

Além disso que tal experimentar abordagens novas e tentar sair do óbvio? Tente produzir um conteúdo que agregue valor para o seu público e que reforce a sua autoridade no assunto.

Quando as pessoas compreendem que você entende mesmo do assunto e sabe do que está falando, elas passam a te ter como referência e voltam para absorver mais conhecimento.

Por isso é importante produzir um bom texto, sempre bem formatado, fazendo uso de negrito, colocando links que possam facilitar o entendimento. Use também uma linguagem simples e acessível e jamais fale de algo sem embasamento.

5# Divulgue em vários locais

As pessoas a cada dia mais aderem as redes sociais, o que faz com o que o público fique bastante espalhado.

Não é interessante você se prender a apenas uma ou duas formas de divulgação desde que você pode divulgar o seu conteúdo em vários locais potencializando assim as chances de ter muitos acessos.

Divulgue o seu conteúdo nas redes sociais que estão bombando no momento, em grupos e fóruns de discussão, por email, Whatsapp e se puder observe e monitore quais são as fontes que te geram mais acesso para quem sabe em um outro momento você investir de forma efetiva em divulgação. 

6# Impulsione seus Posts

Lembra que falei em observar quais as redes que mais te geram acessos? Justamente para a partir daí você investir em divulgação.

No começo pode ser um pouco difícil esse tipo de investimento afinal nem sempre o blog gera um dinheiro que dê para montar uma boa campanha de divulgação.

Mas sempre que você tiver condições invista em divulgação pois é uma forma de alcançar potenciais leitores que a primeiro momento podem chegar até o seu blog por esse meio pago mas podem se tornar leitores fiéis.

Espero que as dicas abordadas nesse post te ajudem a conquistar mais tráfego para seu blog e que você tenha muito sucesso! 

E fique ligado nas Dicas de Marketing que estou postando aqui no blog, sempre tem conteúdo novo e relevante pra seu blog.

Disclaimer: 
*O conteúdo foi desenvolvido por Thais Nathios exclusivamente para o blog thaiinathios.com. As fotos e o texto não devem ser reproduzidos sem autorização e creditação, o descumprimento pode sofrer penalização da Lei de Direitos Autorais.