Como levar a Dieta a sério?

Como levar a Dieta a sério?


Toda segunda-feira muitas pessoas começam uma dieta. Algumas pela primeira vez, outras pela décima, milésima ... Fazer dieta é super fácil, o difícil mesmo é mantê-la. Seguir aquele cardápio que o seu Nutricionista passou religiosamente todos os dias.

Além disso, fazer dieta é ver as pessoas de seu convívio comer coisas maravilhosas e ter que ignorar em prol de um bem maior que é a sua saúde.

Mas como conseguir resistir a tantas tentações e levar a Dieta realmente a sério?


- Determine Objetivos a curto e a longo prazo

Eu sempre vejo as meninas na academia falando que querem ter o corpo de fulana de tal ou as medidas de outra fulana. Entendam que cada um de nós tem um corpo diferente e uma genética que pode nos favorecer em algumas coisas e nos prejudicar em outras. 

Portanto, trace metas e objetivos pertinentes a seu corpo, ao que é possível você conquistar. A curto prazo busque perder 2kg ou ganhar 2kg de massa magra. A longo prazo busque algo mais difícil como correr 10km. E sempre que você alcançar as suas metas trace novas para não cair na rotina.

- Observe o seu corpo

Quando fazemos dieta e a combinamos principalmente com exercícios físicos as nossas medidas corporais e o nosso peso se tornam relativos. Isso acontece porque a massa magra aumenta e ela influencia no peso total. 

O mais interessante é que ao começar a sua rotina de dieta e exercícios ou somente de dieta, você tire fotos de vários ângulos e depois de um determinado tempo você tire novamente as fotos, de preferência com a mesma roupa e faça comparações. 

Eu mesma já tive o mesmo peso em fases distintas onde em um momento eu tinha muita gordura no corpo e depois eu tinha bastante músculo e bem menos gordura. O que me ajudou a perceber isso foram as fotos.

- Faça uma refeição livre por semana

Como eu disse no começo do post, é muito difícil seguir uma dieta e ter que conviver com todas as outras pessoas comendo o que querem na sua frente. É uma situação curiosa porque quando estamos em dieta o cheiro desses alimentos enebriam de uma forma que nos deixa realmente malucos e suscetíveis a falhar com nossa rotina alimentar. 

Por isso muitos nutricionistas estabelecem a Refeição Livre ou popularmente Refeição Lixo. Ela serve para nos salvar dessa abstinência de doces, frituras e eu posso dizer que faz um bem enorme. 

Em muitos surge depois o sentimento da culpa e é bem engraçado porque dependendo do tamanho dessa culpa a pessoa busca uma forma de queimar aquelas calorias no mesmo dia. Seja com exercícios em casa ou até mesmo na rua ou em academias que abrem nos fins de semana. 

Com o tempo o corpo vai se acostumando com a rotina alimentar saudável que a necessidade e dependência de certos alimentos passa e a refeição livre deixa de ter inclusive uma periodicidade.  

- Escolha as versões saudáveis das comidas que você mais gosta

Algumas pessoas tem dependência e apego a alguns alimentos como biscoitos, chocolates, refrigerantes. E é uma situação um pouco complexa de se resolver porque nunca funciona tirar tudo da noite pro dia da rotina alimentar delas. 

A falta desses alimentos faz com que gere uma ansiedade em torno da dieta e da alimentação em si que acaba prejudicando muito o alcance dos objetivos. Por isso é interessante buscar substituições que venham a satisfazer as necessidades e dependências e que em tempo não façam tão mal como os alimentos originais. 

Temos hoje no mercado várias opções de alimentos substitutos, como os refrigerantes zero, os biscoitos integrais com sabor de chocolate, mel, os chocolates diets, entre outros. Assim fica bem mais fácil montar uma dieta e segui-la sem sofrimento.  

- Deixe as suas refeições principais já prontas

Essa dica eu dou a todos que me perguntam sobre rotina alimentar. Minha vida e meu corpo realmente mudaram depois que comecei a programar as refeições e deixar tudo prontinho. Assim não existe desculpas para burlar a dieta. 

Se você não tiver como deitar todas as refeições já prontas, pelo menos prepare as principais, que são almoço e jantar. O resto é lanche e são sempre refeições mais simples, então da pra seguir direitinho sem prejuízos.

Entenda que quando você sai da dieta você está prejudicando a si mesmo e dando um passo para trás. A culpa jamais será do seu nutricionista ou personal trainer, será sua.
Então muito foco e vamos em frente! 


Beijo Grande amores!

Postar um comentário

0 Comentários